Playlist

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Ainda surgem bandas de "Crítica" no BRASIL?




Já faz muitos anos que eu não vejo notícias de uma banda despontar com ótimas letras e inspirada em críticas , principalmente , sobre coisas que prejudicam o brasileiro no dia-a-dia . A quanto tempo não surge um músico do estilo de "Gabriel o Pensador? ou do de Falcão (o rappa) . Não estou querendo dizer que devem surgir cópias desses músicos , mas , devem surgir músicos com mesma intenção , com mesmo calibre (ou até com um pouco menos).
Creio que há muitas pessoas com este perfil , só que a mídia tenta reprimir , cada vez mais , com esse tipo de talento "ameaçador". Eles preferem um visual e letras que apoiem o consumismo , que consequentemente , gera dinheiro para os canais de TV , para as rádios , jornais , e não aquelas letras que batem de frente com o consumismo exagerado ou com a corrupção muito grande , gerada pela política em todo o Brasil .

Recentemente , foi concebida uma entrevista da banda "O Rappa" a rede de televisão Record News . Após começar a entrevista , o vocalista e líder da banda , Falcão , disse : "Nós tivemos que esperar quatro anos para lançarmos o primeiro disco , e esses quatro anos foram após a sua criação, pois , as gravadoras , não aceitavam a grande crítica a desigualdade social e à política presente nas músicas e queriam modifica-las" . Nesse trecho da fala de falcão , dá pra perceber que não seria toda banda que iria resistir esse tempo todo . Esse é apenas um exemplo das dificuldades que esses "revolucionários" passam para chegar a um grande prestígio nacional .


No cenário mundial , foi lançado no ano de 2003 um CD criticando a atual administração norte-americana , na época , o então presidente era George W. Bush . Esse disco , pertence a banda Green Day e se chama American Idiot (Americanos Idiotas) . Esse , foi uma inovação na época de seu lançamento , pois , Bush era um presidente muito difícil de ser criticado abertamente , pelo seu grande poder de repressão . Uma banda que é um exemplo de repressão por Bush , é a banda SOAD (System Of A Down) depois de ter lançado o single do CD Mesmerize ,“B.Y.O.B. (Bring Your Own Bombs)”, uma crítica direta ao presidente norte-americano Bush e sua política de transformar a guerra e a morte em um negócio lucrativo. “Por que os presidentes nunca lutam na guerra? Por que eles sempre enviam os pobres?”, diz o refrão da música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário