Playlist

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sonho de ter uma banda de "ROCK" e o preconceito contra "emos"


O sonho de construir uma banda , está ganhando cada vez mais espaço no Brasil , pois , a imprensa , de certa forma , está divulgando que o Rock brasileiro entrou em "decadência" . Já faz alguns anos que não surgiram bandas de muito prestígio no cenário punk-rock , grunge , hard-core ou trash-metal .
Desde o ano de 2005 tem se popularizado no Brasil , o movimento EMO , q abrange bandas com NX0 , Fresno , dentre outras. A crítica q vem , na maioria das vezes , dirigida como uma piada aos "emos" , é justificada pelo visual "pouco machão" , com franjas em torno da face e roupas mais apertadas (que lembram os anos 70).

Esse movimento , tem ganhado grande popularidade em todas as regiões brasileiras , tanto positivamente , quanto negativamente . Desde pessoas que adoram e se identificam com o visual , até pessoas que tem um profundo preconceito , chegando a trata-los como HOMOSSEXUAIS.
Na Europa , apesar do visual ser bastante popular , ele também é muito oprimido , e muitas vezes , até violentamente , com agressões físicas , que , na maioria das vezes , são praticadas pelos populares "Skinheads".

Apesar desses acontecimentos sobre preconceitos , tenho , de certa forma , "aceitado" o movimento ,pois , creio que o Rock está passando por uma "fase" , como passou no final dos anos 80 e começo dos 90 com o GRUNGE , que foi um movimento que teve como principais bandas : Nirvana , Pearl Jam e Alice in Chains , e no final da década de 90 com o surgimento do NEW METAL , que abrange Bandas como Slipknot , Linkin Park e Korn !

4 comentários:

  1. Grande Erick!
    Bom ver que tem gente querendo discutir ideias!
    Espero que este blog arrebente e não deixe de visitar o meu: www.politinia.blogspot.com

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Rodrigão ... obrigado pela força

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo texto, Erick. O rock vem metamorfoseando-se desde o seu surgimento, como qualquer coisa que nasça. Antes, era uma música dançante, estilo esse fortmente marcado por seus precussores: Chuck Berry, Litle Richards, Fast domino e principalmente por Elvis "The pelvis" Presley, que conseguiu popularizar esse ritmo dançante. Contudo, os Beatles, traduziram o rock não só como um "remelexo corporal", descobriram que o rock poderia ser utilizado como uma forma de expressar sentimentos, emoções, cotidianos, dentre outrs segomentos. Créditos a Lennon, Harrison, Starr e McCartney. Por aqui, Raul Seixas, consolidou o rock nacional e de uma mistura perfeita com o baião, nasceram músicas interessantes como o Let me sing. Resumo da ópera: Os tempos passam, os comportamentos mudam. A música é um refúgio, que se baseia no reflexo de uma época. Vivemos um momento onde os comportamentos estão extremamente conturbados. Comportamentos esses que são trasscritos em letras de músicas com melodias atraentes. Eu, como admirador da música, acho interessante qualquer manifestação musical, do pagode ao rock, e não vejo com bons olhos qualquer tipo de discriminação em relação a comportamento, modo de se vestir, etc. Quer queira, quer não, qualquer tipo de manifestação musical, contribui significamente e marca uma geração.

    ResponderExcluir