Playlist

sexta-feira, 4 de março de 2011

BOB ainda está "vivo"!





Nesse 2011, mais precisamente em Maio, será completado os 30 anos da Morte do maior cantor e compositor de Reggae do mundo: Robert Nesta Marley ou, mais precisamente, Bob Marley. Já me antecipo e faço uma referência a esse grande ícone da história da Música.
Mesmo após essas três décadas sem o rei do Raggae, ele continua sendo a personalidade mais escutada, debatida e polemizada do Gênero. Com suas frases marcantes e atitudes tomadas de acordo com sua vontade, Bob consquistou um grande público em todo o mundo, trazendo adeptos desde o Caribe(onde viveu) até a Europa e América do Norte, que por terem a maioria de sua população branca(nem tanto nos EUA quanto na Europa) e se mostrarem muitas vezes preconceituosos contra a cor negra(o que é real, mesmo sendo ás vezes "mascarado" ), curtiram o som.
Em pleno Século XXI, é comum caminharmos pelas ruas de todos os lugares do Brasil e ver alguém escutando Is This Love, No Woman No Cry e Jamming. Há também várias bandas "Reggaeiras" influenciadas pelo precursor do movimento, como Adão Negro, Edson Gomes, Natiruts, Chimaruts e até algumas bandas de Rock e MPB, como Charlie Brown Jr., O Rappa e Cidade Negra.

Outra influência bastante Vigente deixada por Marley é o penteado. Seus Dreads tem sido copiados por homens e mulheres, personalidades e anônimos, jovens e adultos, como é o caso de Falcão(o Rappa) e Zack De La Rocha(Rage Against The Machine).


Mesmo sendo Levado pelo Câncer á muito tempo, Bob Marley ainda será adorado por muitas décadas e por muitos fãs, pois um ídolo de verdade, apesar de contar com algumas variações de popularidade nunca é esquecido.

Um comentário:

  1. Bob é phoda !!!

    "As piores loucuras são as sensatas alegrias, e o que eu fiz hoje deixei de herança para aqueles que sonham ser como eu: louco mas FELIZ "

    Bob Marley

    ResponderExcluir